O Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI) definiu os locais de lotação dos primeiros 370 aprovados no Concurso Nacional Unificado (CNU) 2024.
A distribuição das vagas e os cargos autorizados estão detalhados na portaria nº 3.064/2025, publicada nesta quarta-feira (30). Os interessados podem consultar os detalhes da portaria no site oficial do ministério.
De acordo com informações da Agência Brasil, a maioria das vagas está concentrada em Brasília, sede do MGI. No entanto, os aprovados também atuarão em unidades do ministério localizadas no Rio de Janeiro, São Paulo, Minas Gerais, Acre, Roraima, Mato Grosso do Sul e Rio Grande do Sul.
ㅤ
Governo autoriza provimento de mais de 4 mil aprovados
Na última sexta-feira (25), o governo federal publicou a portaria que autoriza a convocação de mais de 4,3 mil aprovados em cargos que não exigem curso de formação inicial como etapa obrigatória do concurso.
Com essa autorização, 16 órgãos federais, incluindo o próprio MGI, serão responsáveis por nomear e dar posse aos novos servidores. A expectativa do ministério é que as nomeações sejam publicadas ainda em maio de 2025.
Por outro lado, cerca de 2,3 mil candidatos que participam dos nove cursos de formação inicial — etapa final conhecida como Enem dos Concursos — ainda precisam ser aprovados nas provas objetivas dessa fase para que seus resultados sejam homologados pelo governo federal. A terceira etapa do CNU possui caráter classificatório e eliminatório.
ㅤ
Segunda edição do CNU terá mais de 3 mil vagas
Poucos dias após a autorização para provimento das vagas da primeira edição do Concurso Público Nacional Unificado, o governo anunciou a segunda edição do CNU na segunda-feira (28). O novo certame ofertará 3.352 vagas em 35 órgãos da administração pública federal.
Segundo a ministra da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos, Esther Dweck, 2.180 vagas serão para convocação imediata, sendo 1.672 para nível superior e 508 para nível intermediário. As demais 1.172 vagas serão destinadas à formação de cadastro reserva de nível superior.