Começaram nesta quarta-feira (13) as inscrições para o concurso TJ-SP (Tribunal de Justiça de São Paulo), que busca formar cadastro de reserva para o cargo de escrevente técnico judiciário. O salário inicial é de R$ 6.370,14.
Para concorrer a uma das vagas, é necessário ter ensino médio completo. As inscrições vão até 22 de setembro e devem ser feitas pelo site da Fundação Vunesp. A taxa de inscrição custa R$ 81. A prova será aplicada em 7 de dezembro.
ㅤ
Detalhes e requisitos do concurso TJ-SP
O certame oferece oportunidades para diversas comarcas, incluindo as do Alto Tietê. As vagas na região são para as comarcas de Mogi das Cruzes (que abrange Ferraz de Vasconcelos, Guararema, Itaquaquecetuba, Mogi das Cruzes, Poá e Suzano) e de Guarulhos (que inclui Arujá e Santa Isabel).
Ao se inscrever, o candidato escolhe a comarca de preferência, mas pode ser nomeado para qualquer cidade pertencente a ela. O edital completo está disponível no site da Fundação Vunesp.
ㅤ
Como é a prova e o que faz um escrevente?
A prova objetiva terá 70 questões, e os candidatos terão cinco horas para realizá-la, além de uma redação. As matérias abordadas incluem língua portuguesa, direito e conhecimentos gerais. Para não ser eliminado, é preciso acertar no mínimo 50% das questões de português e direito.
O escrevente técnico judiciário é responsável por tramitar processos, atender ao público, redigir documentos e controlar materiais no tribunal. O concurso tem validade de um ano, podendo ser prorrogado por igual período, permitindo que mais aprovados sejam convocados.