As provas do concurso Conab serão reaplicadas para candidatos de dois cargos específicos devido a problemas logísticos. A decisão, anunciada pelo diretor-presidente da Companhia Nacional de Abastecimento, João Edegar Pretto, foi publicada no Diário Oficial da União e no site da banca organizadora, o Ibam.
A reaplicação é exclusiva para os candidatos inscritos nos seguintes cargos e locais:
- Analista – Engenharia Agrícola: em São Luís (MA)
- Analista – Economia: em Florianópolis (SC)
ㅤ
Segundo a Conab, atrasos e problemas na organização das avaliações nessas cidades comprometeram a isonomia do processo seletivo. A banca examinadora optou pela reaplicação das provas objetivas para preservar a lisura do certame. A nova data ainda não foi divulgada.
ㅤ
Cronograma e resultados
Para os demais cargos, os resultados definitivos das provas objetivas já foram publicados, juntamente com a lista de candidatos habilitados para a prova discursiva. A divulgação desses resultados sofreu atraso, impactando também a previsão para o resultado final do concurso, inicialmente agendado para 4 de setembro.
O cronograma revisado para as próximas etapas será divulgado posteriormente pela Conab e pelo Ibam.
ㅤ
Alto índice de faltosos no concurso
A primeira etapa do concurso Conab ocorreu em 13 de julho, com a participação de mais de 55 mil candidatos. No entanto, o certame registrou um alto índice de abstenção, com cerca de 48% dos inscritos faltando à prova.
Os exames consistiram em questões objetivas, com um total de 100 para cargos de nível médio e 80 para os de nível superior. Os candidatos a analista também enfrentaram uma prova discursiva.
ㅤ