O novo concurso IBGE foi oficialmente autorizado e terá a Fundação Getulio Vargas (FGV) como banca organizadora. Serão oferecidas 9.850 vagas temporárias, distribuídas em 530 municípios por todo o país.
A seleção, considerada a “maior da história” para profissionais temporários, contará com oportunidades para cargos de nível médio, conforme detalhado no Estudo Técnico Preliminar (ETP):
- Agente de Pesquisas e Mapeamento: 8.480 vagas
- Supervisor de Coleta e Qualidade: 1.100 vagas
ㅤ
O presidente do IBGE, Márcio Pochmann, e o coordenador de Recursos Humanos, Bruno Malheiros, ressaltaram a importância do certame para fortalecer a atuação nacional do órgão. Os novos profissionais atuarão na linha de frente, coletando dados essenciais para o Brasil e garantindo a qualidade das informações produzidas.
ㅤ
IBGE participou do Concurso Nacional Unificado (CNU 2024)
O IBGE também esteve presente no Concurso Nacional Unificado (CNU) de 2024, oferecendo quase 900 vagas efetivas. As oportunidades foram distribuídas em sete dos oito blocos temáticos do CNU, com cargos para níveis médio e superior.
As vagas ofertadas no Concurso Nacional Unificado (CNU) foram para:
- Nível médio: Técnico em Informações Geográficas e Estatísticas (300 vagas)
- Nível superior: Analista, Tecnologista e Pesquisador em Informações Geográficas e Estatísticas (total de 595 vagas)
ㅤ
Além das vagas imediatas, o CNU formou um cadastro de reserva para a possível convocação de excedentes. As remunerações iniciais variam entre R$ 11.233,67, já inclusos os benefícios. As convocações dos aprovados para esses quatro cargos já foram iniciadas.