O Tribunal de Contas do Amazonas (TCE AM) anunciou nesta terça-feira (16), durante a 27ª Sessão Ordinária, que iniciou o planejamento para a realização de um novo concurso público em 2025. O certame ainda não tem data definida para lançamento do edital, mas já conta com previsão de vagas em diferentes áreas.
De acordo com o tribunal, o concurso deve oferecer oportunidades no Ministério Público de Contas (MPC), incluindo a admissão de um procurador de contas, além da criação e provimento dos cargos de procurador jurídico e analista administrativo. Também estão previstas vagas para o cargo de auditor de controle externo.
No caso do MPC, a abertura da vaga segue o disposto no artigo 327 do Regimento Interno do TCE AM, em razão da vacância deixada pelo falecimento do procurador Ademir Carvalho Pinheiro. Atualmente, o Ministério Público de Contas conta com nove membros em exercício.
Já os cargos de procurador jurídico e analista administrativo foram criados pela Lei Complementar nº 277/2025, publicada em 26 de agosto no Diário Oficial do Estado do Amazonas, que instituiu a Procuradoria Jurídica do TCE-AM.
Segundo a corte de contas, os próximos passos serão a definição da comissão organizadora e, posteriormente, a elaboração do edital do concurso TCE AM 2025.