O governo federal confirmou que não haverá novo Concurso Nacional Unificado (CNU) em 2026. A informação foi dada pela ministra da Gestão e Inovação em Serviços Públicos, Esther Dweck, durante entrevista ao programa Bom Dia, Ministra, do CanalGov.
Segundo Dweck, o próximo ano será destinado à convocação dos excedentes de concursos já autorizados, incluindo os aprovados desse ano.
“Não há previsão de um novo Concurso Público Nacional Unificado. O que está programado para 2026, já incluído no nosso orçamento, é a convocação de excedentes de diferentes concursos em andamento”, afirmou a ministra.
ㅤ
Chamadas do CNU 2025 começam em fevereiro
A primeira convocação de aprovados está marcada para 20 de fevereiro, com três chamadas escalonadas para confirmar o interesse dos candidatos nas vagas. A lista final será publicada em 16 de março.
Além do CNU, o governo prevê a convocação de excedentes em outros concursos federais, como o da Polícia Federal (PF).
ㅤ
Perspectivas para novas edições
Apesar de não haver previsão de concurso em 2026, a ministra destacou que a Escola Nacional de Administração Pública (Enap) ficará responsável pela execução logística do certame. Isso garante condições técnicas para que a próxima gestão possa lançar uma nova edição a partir de 2027, caso haja autorização de vagas.
ㅤ
Concurso Nacional Unificado 2025
A segunda edição do Concurso Nacional Unificado acontece neste domingo (5 de outubro), oferecendo 3.652 vagas em cargos de níveis médio, técnico e superior. Os salários iniciais variam de R$ 4 mil a R$ 16,4 mil.
-
Prova objetiva: 5 de outubro
-
Prova discursiva: 7 de dezembro (para aprovados na primeira fase)