Foi publicado nesta segunda-feira (13), no Diário Oficial do Estado, o edital do concurso público para delegado da Polícia Civil do Rio Grande do Sul (PC-RS). O certame oferece 30 vagas imediatas para o cargo, com remuneração inicial de R$ 23.334,43.
As inscrições estão abertas a partir desta segunda-feira (13) e seguem até as 17h do dia 12 de novembro, pelo site da Fundação Universidade Empresa de Tecnologia e Ciências (Fundatec), responsável pela organização do processo seletivo. A prova preambular está prevista para o dia 21 de dezembro.
O concurso da Polícia Civil do RS será composto por duas etapas. A primeira fase inclui provas objetiva, discursiva e oral, além de avaliação de títulos, teste de aptidão física, exames psicológico, psiquiátrico e de saúde, e sindicância da vida pregressa. Já a segunda etapa será o curso de formação profissional, requisito obrigatório para a nomeação e posse no cargo.
Para concorrer, o candidato deve possuir graduação em Direito, experiência mínima de três anos em atividade jurídica ou policial e Carteira Nacional de Habilitação (CNH) categoria B. Também são exigidos requisitos legais como idade mínima de 18 anos, regularidade eleitoral e militar, boa saúde física e mental e conduta compatível com a função pública.
O cargo de delegado da Polícia Civil do RS possui regime estatutário, com dedicação exclusiva e carga horária de 40 horas semanais. O edital também estabelece reserva de vagas para ampla concorrência, além de cotas destinadas a pessoas com deficiência, negras, trans e indígenas.