A governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, anunciou nesta sexta-feira (10) a suspensão das inscrições do Concurso Unificado PE. A decisão foi tomada após constatar que o edital, publicado no dia anterior, não previa a reserva de vagas para cotas raciais, obrigatória segundo a legislação estadual e o Estatuto da Igualdade Racial.
O link para inscrições no site da banca organizadora, Fundação Carlos Chagas (FCC), já foi retirado do ar. Raquel Lyra informou que um projeto de lei para incluir cotas raciais em concursos públicos será encaminhado com urgência à Assembleia Legislativa de Pernambuco.
ㅤ
Situação do concurso
O edital do Concurso Unificado PE foi divulgado na quinta-feira (9 de outubro), e as inscrições foram abertas no mesmo dia, registrando 8.500 inscritos nas primeiras 24 horas. A suspensão ocorreu após críticas da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-PE) devido à ausência das cotas raciais, considerada uma violação do Estatuto da Igualdade Racial.
Segundo a governadora, a intenção do governo é manter as datas das provas, previstas para 14 e 21 de dezembro de 2025, e apenas retificar o edital com a inclusão das cotas assim que o projeto de lei for aprovado.
ㅤ
Resumo do Concurso Unificado PE
-
Cargos disponíveis: Assistente, Analista e Gestor
-
Nível de escolaridade: Médio e Superior
-
Número de vagas: 460
-
Remuneração: Até R$ 11.359,85
-
Período de inscrições: 09/10/2025 a 07/11/2025 (suspenso temporariamente)
-
Datas das provas: 14/12/2025 e 21/12/2025
-
Banca organizadora: Fundação Carlos Chagas (FCC)