O Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI) e a Fundação Getulio Vargas (FGV) divulgaram nesta quarta-feira (12) o resultado da primeira etapa do Concurso Nacional Unificado (CNU 2025). Ao todo, 42.499 candidatos foram classificados para a prova discursiva, marcada para o dia 7 de dezembro.
Conhecido como o “Enem dos Concursos”, o CNU 2025 oferece 3.652 vagas em 32 órgãos do governo federal, sendo uma das maiores seleções públicas da história recente.
ㅤ
Consulta aos resultados
Os candidatos podem acessar a página de acompanhamento no site da FGV para:
-
Verificar o resultado individual definitivo da prova objetiva;
-
Consultar as listas de classificação por cargo;
-
Conferir o espelho do cartão-resposta;
-
Visualizar as notas mínimas exigidas em cada cargo e modalidade de concorrência (ampla concorrência e cotas).
O acesso deve ser feito com CPF e senha da conta Gov.br. A FGV também publicou os gabaritos definitivos e as respostas aos recursos enviados pelos candidatos.
ㅤ
Situação dos candidatos na prova objetiva
Os resultados indicam três situações possíveis:
-
Aprovado e classificado: atingiu a nota mínima geral e será convocado para a prova discursiva, cujo edital deve ser publicado ainda nesta semana no Diário Oficial da União (DOU);
-
Aprovado e não classificado: obteve a nota mínima, mas não pontuação suficiente para avançar;
-
Eliminado: não alcançou o número mínimo de acertos exigido no edital.
ㅤ
Próximas etapas
O MGI deve divulgar, até o fim da semana, os editais de convocação para a prova discursiva e demais fases do processo seletivo, que incluem:
-
Avaliação de títulos;
-
Verificação de autodeclarações (cotas raciais e indígenas);
-
Caracterização de deficiência, conduzida por equipe multiprofissional com base na documentação apresentada na inscrição.
ㅤ
Detalhes sobre o CNU 2025
As provas objetivas foram aplicadas em 228 municípios brasileiros, no dia 5 de outubro. Das 3.652 vagas, 3.144 são destinadas a cargos de nível superior e 508 a nível intermediário.
O concurso também formará um cadastro de reserva para ambos os níveis. Segundo o MGI, 2.480 vagas são para preenchimento imediato e 1.172 para provimento no curto prazo, após a homologação dos resultados.
Os cargos estão divididos em nove blocos temáticos, permitindo ao candidato se inscrever para diferentes funções dentro de um mesmo bloco, conforme sua ordem de preferência.