O edital do Concurso Nacional Unificado (CNU) passou por sua 5ª retificação em menos de 24 horas após a quarta modificação. A nova atualização foi publicada nesta quarta-feira, 6 de agosto, trazendo mudanças no conteúdo programático de um dos blocos temáticos.
O certame, que já conta com 761,5 mil inscritos, oferece 3.652 vagas para níveis médio, técnico e superior, com salários iniciais que podem chegar a R$ 16 mil, além de benefícios. Há ainda previsão de reajuste salarial em 2026, com possibilidade de remuneração de até R$ 17,7 mil.
A nova retificação altera o conteúdo programático do Eixo 1 do Bloco Temático 5. Antes, o eixo abrangia exclusivamente o tema “Seguridade Social”. Agora, passa a contemplar “Gestão Governamental e Governança Pública: Estratégia, Pessoas, Projetos e Processos”.
Com a mudança, o conteúdo programático atualizado inclui temas como planejamento e gestão estratégica, clima organizacional, gestão por competências, indicadores de desempenho, tendências do trabalho público, metodologias ágeis, gestão de processos e uso de inteligência artificial na gestão pública.
O documento foi originalmente publicado no dia 30 de junho de 2025, com inscrições encerradas em julho. As provas estão previstas para ocorrer no dia 5 de outubro de 2025.