O Ministério das Relações Exteriores (MRE) publicou nesta quinta-feira (15) o edital do concurso para diplomata, com a oferta de 50 vagas para o cargo de terceiro-secretário, cargo inicial da carreira diplomática. A remuneração inicial é de R$ 22.558,56.
As inscrições para o concurso do Itamaraty começam às 10h desta sexta-feira (16) e seguem abertas até o dia 4 de junho, exclusivamente no site da banca organizadora. A taxa de inscrição é de R$ 229, mas há isenção prevista para doadores de medula óssea e inscritos no CadÚnico.
Acesse aqui o edital completo do concurso para diplomata
ㅤ
Provas do concurso para diplomata
As provas do concurso do Itamaraty serão aplicadas em todas as capitais brasileiras e no Distrito Federal. A primeira fase será composta por questões objetivas e está prevista para o dia 20 de julho, com aplicação em dois turnos. Já a segunda fase, com provas escritas, ocorrerá nos dias 23, 24, 30 e 31 de agosto de 2025.
Do total de 50 vagas, 10 são reservadas a candidatos negros e 3 a pessoas com deficiência, conforme previsto na legislação. Além disso, haverá uma convocação adicional de 75 mulheres para a segunda fase, medida prevista para promover maior equilíbrio de gênero no certame, segundo o edital.
ㅤ
Concurso de diplomata é um dos mais difíceis do Brasil
Reconhecido como um dos concursos mais exigentes e concorridos do país, o Concurso de Admissão à Carreira de Diplomata (CACD) é realizado anualmente pelo Instituto Rio Branco (IRBr), órgão de formação diplomática vinculado ao Itamaraty.
Em 2025, a organização do certame será feita em parceria com o Cebraspe (Centro Brasileiro de Pesquisa em Avaliação e Seleção e de Promoção de Eventos).
ㅤ
Como funciona o concurso para diplomata?
A primeira fase do CACD 2025 será uma prova objetiva com 240 questões de certo ou errado, cobrando as seguintes disciplinas:
-
Língua portuguesa
-
História do Brasil
-
História mundial
-
Geografia
-
Língua inglesa
-
Política internacional
-
Economia
-
Direito
ㅤ
A segunda fase do concurso para diplomata consistirá em provas escritas eliminatórias e classificatórias, com questões de:
-
Língua portuguesa
-
Língua inglesa
-
História do Brasil
-
Política internacional
-
Geografia
-
Economia
-
Direito
-
Língua espanhola ou francesa
Podem participar do certame candidatos brasileiros natos com diploma de nível superior reconhecido pelo MEC.
ㅤ
O que faz um diplomata?
O diplomata é um servidor público aprovado em concurso que atua na representação do Brasil no exterior, defendendo os interesses do Estado brasileiro e prestando apoio aos cidadãos em consulados e embaixadas.
Entre suas atribuições estão negociações internacionais, participação em conferências diplomáticas e o fortalecimento das relações exteriores do Brasil.
ㅤ
Cronograma oficial do concurso para diplomata
-
Período de inscrições e solicitação de isenção: 16/05 a 04/06/2025
-
Pagamento da taxa de inscrição: até 20/06/2025
-
Divulgação dos locais de prova (1ª fase): 07/07/2025
-
Aplicação da prova objetiva (1ª fase): 20/07/2025
-
Resultado final da 1ª fase e convocação para a 2ª fase: 13/08/2025
-
Provas escritas da 2ª fase: 23, 24, 30 e 31/08/2025
-
Resultado provisório das provas escritas: 23/09/2025