O Tribunal de Justiça de São Paulo (TJ-SP) suspendeu o edital do concurso PC SP (Polícia Civil de São Paulo) para o cargo de Investigador de Polícia. A decisão, divulgada nesta quinta-feira, paralisa o certame até que a instituição preste esclarecimentos sobre uma denúncia de irregularidade na prova oral.
A suspensão foi motivada pela alegação de que a banca examinadora utilizou, como fonte das questões aplicadas aos candidatos, um site de curso preparatório. A decisão liminar determina que a PC SP se abstenha de homologar o resultado do concurso até que a situação seja investigada.
ㅤ
O concurso PC SP Investigador
O concurso da Polícia Civil oferece 1.250 vagas para o cargo, com salário inicial de R$ 5.879,68. Para concorrer, era exigido nível superior de escolaridade. As etapas de avaliação já aplicadas incluem:
- Prova preambular (objetiva)
- Prova escrita (discursiva)
- Prova oral
- Prova de títulos
ㅤ
A prova oral, principal ponto da denúncia, consistiu em uma arguição pública sobre as disciplinas de Noções de Direito, Criminologia e Língua Portuguesa. Cada examinador atribuiu notas de 0 a 100 pontos, sendo necessária a pontuação mínima de 50 pontos em cada disciplina e média final de 50% para aprovação.