A Assembleia Legislativa de Rondônia aprovou, na terça-feira, (11), um crédito adicional especial de R$ 3 milhões destinado à realização do novo concurso SEDUC RO (Secretaria de Estado da Educação). Com essa aprovação, o processo para a abertura do certame avança significativamente.
O concurso SEDUC RO já conta com comissão formada e, agora, poderá iniciar oficialmente os trâmites para escolha da banca organizadora e posterior contratação dos novos servidores.
A previsão é de que o edital ofereça vagas para professores e técnicos, atendendo à demanda do ensino público e da educação básica do estado de Rondônia.
De acordo com informações divulgadas pelo site da ALE RO, o projeto de lei foi protocolado pelo governo devido à inexistência de uma ação orçamentária específica no Plano Plurianual (PPA 2024-2027) que cobrisse os custos necessários para a realização do concurso.
O último concurso SEDUC RO ocorreu em 2016, organizado pelo Instituto Brasileiro de Apoio e Desenvolvimento Executivo (IBADE). Na época, foram ofertadas 672 vagas para cargos efetivos pertencentes ao quadro de pessoal da Secretaria. Desde então, apenas processos seletivos temporários foram realizados, contribuindo para o aumento do déficit de servidores efetivos.