A Ministra da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos, Esther Dweck, autorizou o provimento adicional de 201 candidatos aprovados nos concursos IBAMA (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis) e do ICMBio (Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade.
A portaria com a autorização foi publicada nesta segunda-feira, 10 de novembro, no Diário Oficial da União (DOU), e contempla exclusivamente cargos de nível superior.
ㅤ
Distribuição das 201 nomeações autorizadas
IBAMA
-
Analista Administrativo: 32 vagas
-
Analista Ambiental: 82 vagas
ㅤ
ICMBio
-
Analista Administrativo: 30 vagas
-
Analista Ambiental: 57 vagas
Total: 201 nomeações adicionais.
ㅤ
De acordo com o texto da portaria, as nomeações estão condicionadas à disponibilidade de vagas e à adequação orçamentária e financeira, conforme a Lei Orçamentária Anual (LOA) e a Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO).
A publicação dos atos administrativos de nomeação ficará sob responsabilidade de cada autarquia, que deverá editar editais, portarias ou normas complementares para efetivar as convocações.
ㅤ
Situação atual dos concursos IBAMA e ICMBio
O concurso do ICMBio ofertou 350 vagas para cargos de nível superior, sendo 120 para Analista Administrativo e 230 para Analista Ambiental. O certame já foi homologado, com validade de um ano, até julho de 2026, podendo ser prorrogado uma única vez por igual período.
Já o concurso do IBAMA registrou 123.079 inscritos para 460 vagas, divididas entre Analista Administrativo (130) e Analista Ambiental (330). No entanto, 42,16% dos candidatos (cerca de 51.890 pessoas) não compareceram às provas.
Assim como o ICMBio, o concurso do IBAMA também foi homologado, com validade de um ano, até 7 de agosto de 2026, podendo ser prorrogado por igual período.