O Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI) homologou o resultado final de três carreiras da primeira edição do Concurso Nacional Unificado (CNU). A decisão, que abre caminho para a nomeação dos aprovados, foi publicada no Diário Oficial da União. Os cargos contemplados são:
- Analista de Infraestrutura (AIE)
- Analista de Tecnologia da Informação (ATI)
- Auditor-Fiscal do Trabalho (AFT)
Os resultados foram validados após a conclusão dos respectivos cursos de formação, última etapa do processo seletivo para as carreiras.
Paralelamente, o governo autorizou a nomeação de 42 candidatos aprovados no cargo de analista de comércio exterior para o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC).
A primeira edição do CNU, conhecida como o “Enem dos Concursos”, atraiu 970.037 inscritos para 6.640 vagas em 21 órgãos federais. Segundo dados oficiais, 908 cidades brasileiras tiveram candidatos aprovados. O levantamento de perfil aponta que 63% dos aprovados são homens e 37% são mulheres.
Entre os selecionados, 24,5% se autodeclararam pretos ou pardos, 2% indígenas e quase 7% são pessoas com deficiência.
Próxima edição do CNU
A edição deste ano do Concurso Nacional Unificado tem 761.528 inscritos, que concorrem a 3.652 vagas em 32 órgãos. As provas estão programadas para ocorrer em outubro e dezembro, em 218 municípios.