O Governo Federal autorizou, nesta quarta-feira (8), a nomeação de 459 candidatos aprovados na primeira edição do Concurso Público Nacional Unificado (CNU). A medida foi oficializada pela Portaria nº 8.730, assinada pela ministra Esther Dweck, titular do Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI), e publicada no Diário Oficial da União (DOU).
Os novos servidores irão ocupar o cargo de Analista Técnico de Políticas Sociais, de nível superior, integrando o quadro do MGI. Eles atuarão em áreas estratégicas para a formulação, execução e monitoramento de políticas sociais de Estado, contribuindo para o fortalecimento de programas públicos em todo o país.
A carreira de Analista Técnico de Políticas Sociais possui amplo campo de atuação, com atribuições que incluem assistência técnica em projetos e programas nas áreas de saúde, previdência, emprego e renda, segurança pública, desenvolvimento urbano, segurança alimentar, assistência social, educação, cultura, cidadania, direitos humanos e proteção de grupos vulneráveis, como crianças, jovens, idosos, pessoas com deficiência e populações indígenas.
As nomeações decorrem dos editais nº 2, nº 4 e nº 5, que regulamentaram a primeira edição do Concurso Nacional Unificado — considerado um marco histórico no serviço público federal. O modelo inovador de seleção unifica vagas de diferentes órgãos e carreiras em um único processo, tornando o ingresso no funcionalismo mais democrático, inclusivo e eficiente.
Com a publicação da portaria, os próximos passos do processo são a nomeação oficial e, posteriormente, a posse dos novos servidores.